Vale Europeu

O Vale Europeu é cortado pelo Rio Itajaí e foi colonizado principalmente por imigrantes alemães e italianos. Traços da cultura germânica são marcas registradas de cidades como Blumenau, Pomerode e Brusque, com suas construções em estilo enxaimel, ruas floridas e bem cuidadas, culinária e festas típicas como a Oktoberfest, em Blumenau, e a Fenarreco, em Brusque.

A cultura italiana tem seu primeiro núcleo de colonização na região e está presente em municípios como Nova Trento, São João Batista e Rodeio. Muitas pessoas são atraídas pelo turismo de compras já que o Vale Europeu abriga pólos têxteis, calçadistas, centro de venda de cristais e porcelanas.

O turismo religioso também tem seu lugar. O maior centro religioso do Estado e segundo maior do Brasil fica em Nova Trento, no Santuário de Santa Paulina. Em Brusque fica o Santuário de Azambuja, que também atrai muitos fiéis. O ecoturismo é mais presente nos municípios de Ibirama e Apiúna, onde ficam algumas das maiores corredeiras para prática de rafting, enquanto Rio do Sul é conhecida como a Capital dos Esportes Radicais, onde os apaixonados pelo ecoturismo poderão praticar rapel, trekking, canyoning e vôo livre.

Principais municípios: Blumenau, Pomerode, Brusque, Nova Trento, Indaial e Rio do Sul.

Blumenau

Blumenau, a aproximadamente 140 quilômetros da capital, Florianópolis, é conhecida por manter as tradições germânicas de seus colonizadores. Além da tradicional Oktoberfest, a festa do chope realizada no mês de outubro, a cidade oferece opções de roteiros históricos que entretêm milhares de turistas que visitam o Médio Vale do Itajaí durante todo o ano. O município também encanta por suas belezas naturais, seja através das trilhas ecológicas aos arredores da cidade ou pelo rio Itajaí-Açu, que corta toda a região.

Praça Hercílio Luz

Praça Hercílio Luz

A Praça Governador Hercílio Luz é um local histórico e culturalmente significativo em Blumenau. Localizada no antigo porto da cidade, a praça foi um importante ponto de movimentação durante a época da colonização. Hoje em dia, ela abriga monumentos que homenageiam a fundação do município e os primeiros imigrantes que chegaram à cidade de balsa. Um destaque especial é a estátua dos Voluntários da Pátria, que representa os soldados brasileiros que lutaram na Guerra do Paraguai e na Segunda Guerra Mundial.

ler mais