Serra Catarinense

A Serra Catarinense, ou Planalto Serrano, é região mais fria do país, lugar onde neva a cada inverno, mesmo que em alguns poucos dias. O frio é tanto que até as cachoeiras congelam, árvores e outras plantas ficam cobertas de branco num espetáculo de beleza fascinante, que fica a apenas duas horas do litoral.

A maior cidade da região, Lages, era ponto de parada dos tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul a São Paulo há mais ou menos duzentos anos, por isso características gaúchas são tão marcantes em toda a serra, como o hábito de tomar chimarrão e a mesa sempre farta com delícias coloniais. É em Lages também que acontece a maior festa do inverno, a Festa do Pinhão, que atrai milhares de turistas de outras cidades e estados. Nesta região foi criado o turismo rural. Quem se dirige à serra pode ficar alojado nos mais hospitaleiros hotéis-fazenda ou pousadas rurais. As maiores atrações destes lugares são os passeios a cavalo, de charrete, visitas a atrações naturais, ecoesporte e o turista ainda pode conhecer e participar da vida do campo em atividades como ordenha de vacas ou pescaria em açudes.

O caminho para quem chega ao planalto serrano também é fascinante. As maiores atrações são a Serra do Rio do Rastro, conhecida como o portal da Serra Catarinense. Do mirante, localizado no município de Bom Jardim da Serra, pode-se vislumbrar as curvas desta estrada que liga o planalto ao litoral catarinense. Em São Joaquim, a cidade da maçã, a maior atração é mesmo a neve. No início do ano acontece a colheita da maçã e pode-se provar o mel serrano. Urubici concentra alguns dos melhores pontos para a prática de turismo de aventura, como rapel, canoagem, cavalgadas e trilhas. Não se pode deixar de visitar na cidade o Morro da Boa Vista, com 1.827 metros de altitude e o Morro do Convento, com 1.822 metros, onde fica o cartão-postal de Urubici, a famosa Pedra Furada.

Lages

Localizada no centro do Planalto Serrano de Santa Catarina, Lages ainda conserva o clima tropeiro da época de sua fundação. As temperaturas são agradáveis no verão e podem chegar abaixo de 0ºC no inverno. Quem curte o aconchego das conversas ao redor do fogo de chão, tradição tem muito o que fazer na cidade, que preserva estas características em suas fazendas.

Monumento aos Imigrantes

Monumento aos Imigrantes

A cidade de Lages, localizada na serra catarinense, é repleta de riquezas e detalhes que contam a história de sua colonização e formação. Diversos personagens desempenharam papéis essenciais nesse processo, como os tropeiros vindos do sudeste do Brasil, os imigrantes italianos, portugueses e alemães, e Correia Pinto, homenageado com um monumento na Praça da Bandeira.

ler mais
Coxilha Rica

Coxilha Rica

Descubra a Coxilha Rica, um distrito encantador localizado nos municípios de Lages e Capão Alto, no estado de Santa Catarina. Com uma extensão de cerca de 100 quilômetros quadrados, essa região rural oferece uma paisagem deslumbrante, repleta de campos ondulados e vegetação predominante de gramíneas. Situada a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, a Coxilha Rica é um verdadeiro convite para voltar no tempo e explorar as tradições do passado.

ler mais