Rota da Amizade

A região oeste, conhecida como Rota da Amizade, fica entre o limite marcado pela BR 116 e a fronteira com a Argentina. É nesta região que fica o Cale do Contestado, palco histórico de um episódio que marcou a região e é lembrado nos museus e monumentos que homenageiam este acontecimento. A cultura mais presente é a italiana, responsável pela colonização de cidades como Chapecó e Videira.

A região dos municípios de Videira, Tangará e Pinheiro Preto é conhecida como Vale da Uva e do Vinho. Há também as cidades de tradição alemã, como Itapiranga, berço da primeira Oktoberfest de Santa Catarina. Treze Tílias é o verdadeiro Tirol brasileiro, e preserva intactas características dos imigrantes austríacos.

 A pequena Frei Rogério é uma colônia de japoneses que surpreende os visitantes. Fraiburgo é a capital brasileira da maçã, responsável por quase a metade da produção nacional de maçãs. O município de Piratuba, no meio-oeste, é muito procurado por suas fontes de águas termominerais, e se formos adiante, na região de Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo e Caibi encontraremos a Rota das Termas. Chapecó é uma das maiores cidades da região que tem entre suas atrações o turismo rural, de eventos e religioso. O monumento O Desbravador é o cartão de visitas da cidade, que homenageia os primeiros colonizadores que desbravaram e colonizaram o município. Xanxerê é a Capital Estadual do Milho. São Miguel do Oeste é a principal cidade da região que faz fronteira com a Argentina, rota dos viajantes do Mercosul.

Piratuba

Cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, Piratuba, é um dos principais pólos turísticos do oeste-catarinense. O motivo é a existência, sob seu solo, de um lençol freático de águas termo-sulfurosas. Essa maravilhosa fonte de águas garante o abastecimento de todas as piscinas de um atraente parque aquático da cidade, garantindo também ao parque a visitação de milhares de turistas, principalmente os da melhor idade, que buscam, além de muito lazer e diversão, os benefícios medicinais das águas do parque.

Feira de Artesanato

Feira de Artesanato

Você está planejando uma viagem para a encantadora cidade de Piratuba? Não deixe de visitar a animada Feira de Artesanato que acontece todos os sábados pela manhã. Com barracas organizadas na Rua 13 de Março, próxima ao Parque Termal, essa feira é o lugar ideal para encontrar produtos únicos e encantadores feitos pelos talentosos artesãos locais.

ler mais
Rota do Chopp

Rota do Chopp

Piratuba é uma cidade encantadora, conhecida por suas águas termais e fortes tradições alemãs. E uma das formas mais autênticas de vivenciar essa cultura é através da Rota do Chopp. Se você está planejando uma viagem para Piratuba, não deixe de incluir essa parada obrigatória em seu roteiro.

ler mais
Maria-fumaça

Maria-fumaça

Já imaginou voltar no tempo e reviver a história de Piratuba sobre os trilhos? Com uma locomotiva construída em 1906, o passeio de Maria Fumaça oferece uma experiência única aos turistas. Realizado semanalmente até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos, o trajeto leva os passageiros a desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe, na estrada de ferro construída em 1910.

ler mais

Treze Tílias

Treze Tílias é a maior colônia austríaca do Brasil, considerada a “Tirol brasileira”. A cidade fica entre colinas e belos jardins; sua arquitetura urbana tipicamente austríaca pode ser vista nos detalhes das sacadas, floreiras, entalhes em madeira das casas em estilo Alpino.
Situada no meio oeste do estado de Santa Catarina, Treze Tílias foi fundada em 1933 pelo ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, e seus imigrantes vindos da Europa em dificuldades.
O nome da cidade vem da tradução do título de um poema de Wilhelm Weber, Die Dreizehnlinden (Treze Tílias). Tília é uma árvore carcaterística do Hemisfério Norte e hoje já é possível encontrá-la na cidade.