Palhoça

Palhoça

Distância de Florianópolis – 15 km
Distância de Porto Alegre – 400 km
Distância de Curitiba – 315 km
Distância do Aeroporto de Florianópolis  – 33 km
Distância do Aeroporto de Navegantes – 120 km
Principais Atrativos Naturais – Praia da Enseada de Brito, da Guarda do Embaú, da Pinheira e do Sonho

Descubra a beleza natural de Palhoça, um verdadeiro paraíso localizado a apenas 15 quilômetros de Florianópolis. Com suas praias deslumbrantes, morros com vistas incríveis e parques ecológicos, esse município é um destino turístico imperdível.

Localizada entre o litoral e a Serra do Mar, Palhoça oferece uma variedade de opções de lazer para os turistas. Suas praias mais conhecidas incluem a Enseada de Brito, Guarda do Embaú, Pinheira e Praia do Sonho. A Enseada de Brito é um local tranquilo que preserva as características dos primeiros colonizadores açorianos. Você pode encontrar pescadores observando o mar enquanto sentam-se ou pedalam pelas ruas da praia.

Em Palhoça, você também pode conhecer a Pedras Altas, a segunda praia naturista reconhecida em Santa Catarina. Com um mar seguro e tranquilo, é possível fazer passeios de barco pelas ilhas, caminhar até riachos com piscinas naturais e desfrutar de áreas para piquenique. Outra praia encantadora é a Guarda do Embaú, que se tornou um ponto turístico badalado. A presença do modelo e ator Paulo Zulu, que circula diariamente pela praia, e a sua pousada Zulu Land são atrações imperdíveis.

A Pinheira é um verdadeiro paraíso, cercado por águas limpas, tranquilas e muita mata preservada. Ao contrário da Guarda do Embaú, a Pinheira é um reduto familiar, perfeito para quem busca paz e sossego. Já a Praia do Sonho embeleza ainda mais o litoral de Palhoça, com suas águas calmas e ideais para a pesca.

Além da beleza natural, Palhoça também preserva as tradições, costumes e arquitetura deixados pelos colonizadores açorianos, italianos, alemães e portugueses. Você pode conhecer a diversidade do artesanato local, incluindo o artesanato indígena, que resgata os valores e a cultura do povo.

Palhoça também é sede de um dos campi da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina, o campus Pedra Branca. Como parte da Região Metropolitana de Florianópolis, o município oferece atrações tanto para os que buscam paz e sossego quanto para os aventureiros.

Chegar a Palhoça é fácil. Você pode ir de carro pela BR 101, tanto vindo do norte quanto do sul da cidade. Outra opção é seguir de São José, cidade vizinha, pela via intermunicipal. Também é possível chegar a Palhoça através da BR 282, saindo de Santo Amaro da Imperatriz. Se preferir, você pode viajar de avião até a grande Florianópolis e, em seguida, percorrer os últimos 30 quilômetros por via terrestre.

Seja qual for sua escolha de transporte, não deixe de visitar Palhoça e aproveitar tudo o que esse município catarinense tem a oferecer. Descubra suas praias paradisíacas, sua natureza exuberante e sua rica cultura.

Sítios Arqueológicos

Sítios Arqueológicos

A arte rupestre está presente em muitos locais no município de Palhoça. Na praia da Pinheira, na Ponta das Gaivotas, das oito sinalações que sobraram da destruição, uma é vestígio, cinco são semi-vestígios, não se vendo os gravados por inteiro, somente partes. As duas restantes encontram-se em bom estado de conservação e possuem gravados originais, não encontrados em nenhum outro sítio do litoral. Trata-se de pequenos retângulos brunidos que possuem uma espécie de cabo, parecendo pequenas pás.A arte rupestre está presente em muitos locais no município de Palhoça. Na praia da Pinheira, na Ponta das Gaivotas, das oito sinalações que sobraram da destruição, uma é vestígio, cinco são semi-vestígios, não se vendo os gravados por inteiro, somente partes. As duas restantes encontram-se em bom estado de conservação e possuem gravados originais, não encontrados em nenhum outro sítio do litoral. Trata-se de pequenos retângulos brunidos que possuem uma espécie de cabo, parecendo pequenas pás.

Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, localizada na Ilha de Araçatuba, é um importante marco histórico e patrimônio nacional. Construída entre os anos 1742 e 1744, essa fortaleza foi idealizada pelo brigadeiro português José da Silva Paes com o objetivo de proteger a entrada da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina.