Litoral Sul

O Litoral Sul também abriga belíssimas praias e um possui grande valor histórico. Laguna é a maior das cidades e foi lá que passou o Tratado de Tordesilhas, traço imaginário que dividiu o Novo Mundo entre Portugal e Espanha no século XV. Laguna é também a terra da heroína Anita Garibaldi. Mais de 600 construções já foram tombadas pelo patrimônio histórico. 

Muito famoso é o Carnaval de Laguna, que atrai turistas de todas as partes em busca de diversão e alegria durante o verão.Outros pontos muito visitados em laguna são o Farol de Santa Marta e a Lagoa Imaruí. Garopaba e Imbituba, outras duas cidades de colonização açoriana, guardam em seus recantos locais com belíssimos visuais e praias selvagens, que deslumbram aqueles que os conhecem.

Por manter preservadas as belezas naturais, o Litoral Sul é ótimo para o ecoturismo nas matas, trilhas ecológicas e cachoeiras.As praias nesta época ficam lotadas, pois além dos banhistas muitos surfistas procuram as águas da região para a prática do esporte.

Campeonatos de surf são disputados com freqüência nas praias do Litoral Sul, que costuma receber surfistas vindos inclusive de outros países atrás das ótimas ondas dessas praias. As praias mais famosas de Garopaba são Praia da Ferrugem, Siriú, Garopaba, Ibiraquera, Silveira, Barra, Ouvidor e Vermelha. Em imbituba a mais famosa é a Praia do Rosa.

Laguna

Um passeio por ruas estreitas de paralelepípedo, casarios antigos, uma quinta portuguesa, largos e praças. O conjunto que mais parece um cenário montado para um filme ou novela compõe o centro histórico de Laguna, no litoral sul catarinense. Terceira cidade mais antiga do Estado, Laguna guarda registros de importantes acontecimentos da história do Brasil. Esse patrimônio, aliado a belezas naturais como praias e lagoas, enche os olhos dos visitantes, que encontram na cidade as mais variadas formas de lazer.

Cine Teatro Mussi

Cine Teatro Mussi

O Cine Teatro Mussi é uma joia arquitetônica localizada no centro histórico de Laguna, Santa Catarina. Projetado pelo renomado arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau a pedido do proprietário João Mussi, o cinema teve sua construção iniciada em 4 de abril de 1947, com inspiração no estilo art déco. Após sua inauguração em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme “A Valsa do Imperador”, o espaço passou a ser um ponto de encontro cultural e artístico para a comunidade.

ler mais
Marco do Tratado de Tordesilhas

Marco do Tratado de Tordesilhas

Laguna, além de suas belezas naturais, possui um valor histórico inestimável. Antes mesmo de ser colonizada, a cidade já entrava para a história como limite territorial entre Portugal e Espanha. Foi aqui que ocorreu a assinatura do Tratado de Tordesilhas em 1494, um marco que estabeleceu a divisão das terras descobertas no “Novo Mundo” entre esses dois países.

ler mais

Garopaba

A natureza presenteou Garopaba com as mais belas praias do litoral catarinense. Descoberta pelos surfistas na década de 70, suas ondas espetaculares atraem turistas de todas as partes do país que lotam suas charmosas pousadas e bons hotéis. Emoldurando o cenário, lagoas, montanhas, rios e costões emergem por todos os lados. Também não faltam matas, trilhas ecológicas, cachoeiras e diversas alternativas de praticar o ecoturismo.

Morro do Índio

Morro do Índio

Localizado no canto Sul da praia da Ferrugem, o Morro do Índio é um verdadeiro tesouro arqueológico em Garopaba. Este local especial abriga um sambaqui, um depósito natural de conchas e vestígios de povos milenares que habitaram a região há pelo menos 5 mil anos antes do presente. Os povos originários deixaram sua marca nessas terras, utilizando as rochas escuras de diabásio para criar e aprimorar seus utensílios de trabalho.

ler mais