• Geografia

  • População

  • História

  • Economia

Geografia

Localização

Situada na foz do Rio Itajaí-Açu, entre o mar e a serra Geral, Itajaí está localizada na Latitude 26°54’28” e Longitude 48°39’43”, a 90 km da capital de Santa Catarina. Faz divisas com Balneário Camboriú, Camboriú , Brusque, Gaspar, Ilhota e Navegantes. A cidade é privilegiada por possuir bons acessos, seja por terra, céu ou mar. Por via terrestre é possível chegar a Itajaí vindo por Balneário Camboriú ou através de três trevos: o Itajaí-Brusque, que liga a BR-101 ao centro, o da avenida Adolfo Konder, que dá acesso ao terminal rodoviário e o Itajaí-Blumenau, que fica no norte da cidade. Pelo mar, o píer turístico, o porto e o ferry-boat que sai de Navegantes, permitem que cheguem à cidade muitos visitantes. A cerca de 20 minutos da cidade, também em Navegantes, fica o aeroporto internacional mais próximo.

 

Natureza

Interessante por sua geografia, beleza e organização, a cidade é um exemplo de como cultivar e preservar a natureza e a cultura dos povos colonizadores. Praias badaladas ou tranqüilas, montanhas rochosas, cavernas e uma costa litorânea exótica são as principais atrações que a natureza local oferece aos visitantes da cidade. Festas típicas, gastronomia variada e a beleza arquitetônica de suas construções comprovam que a natureza e o progresso convivem em perfeita harmonia em Itajaí.

 

Clima

O clima da cidade é subtropical, assim como na maioria do estado.

 

População

Nos últimos vinte anos a população de Itajaí dobrou, chegando a aproximadamente 168.088 habitantes, sendo a sétima cidade mais populosa de Santa Catarina. Por ser sede da maior universidade do estado, a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, há um grande contigente de estudantes universitários entre seus habitantes.

História

 

Origem

A cidade recebeu este nome não por acaso. Itajaí significa “rio que corre sobre as pedras” e foi por este rio que chegaram os desbravadores da cidade. Desde muito tempo, as terras banhadas pelo mar e rio são porta de entrada dos imigrantes.   Italianos, açorianos, alemães e até japoneses foram alguns dos povos que vieram para Itajaí atraídos por uma boa perspectiva de vida.

Cultura

Os traços culturais e folclóricos das nações que colonizaram a cidade são visíveis nas expressões artísticas da cidade atualmente. Seja na arte, na música, nas festas ou na culinária, Itajaí se destaca por uma grande variedade cultural. A preservação das tradições destes povos é visível principalmente no centro histórico da cidade onde se encontram casarões, igrejas, museus e construções típicas dos povos que chegaram à cidade há cerca de 150 anos.

Fundação

O município de Itajaí foi criado em 04 de abril de 1859, mas sua instalação somente ocorreu em 15 de junho de 1860.

 

Economia

Não demorou muito para que o desenvolvimento da cidade prosperasse graças ao Rio Itajaí e o município se interligasse cada vez mais ao mar. Conhecida principalmente por ser uma cidade portuária, é realmente o porto a alma deste lugar e o principal impulsionador da economia de Itajaí, sendo a pesca sua principal atividade. A expansão econômica, resultado também do fácil acesso à cidade através da BR 101, foi o fator principal para a vinda de muitos imigrantes e investidores. Em 2004, a cidade atingiu um Produto Interno Bruto – PIB de R$ 2.139.311.033,00.