Categoria: Palhoça

Sítios Arqueológicos

A arte rupestre está presente em muitos locais no município de Palhoça. Na praia da Pinheira, na Ponta das Gaivotas, das oito sinalações que sobraram da destruição, uma é vestígio, cinco são semi-vestígios, não se vendo os gravados por inteiro, somente partes. As duas restantes encontram-se em bom estado de conservação e possuem gravados originais, não encontrados em nenhum outro sítio do litoral. Trata-se de pequenos retângulos brunidos que possuem uma espécie de cabo, parecendo pequenas pás.A arte rupestre está presente em muitos locais no município de Palhoça. Na praia da Pinheira, na Ponta das Gaivotas, das oito sinalações que sobraram da destruição, uma é vestígio, cinco são semi-vestígios, não se vendo os gravados por inteiro, somente partes. As duas restantes encontram-se em bom estado de conservação e possuem gravados originais, não encontrados em nenhum outro sítio do litoral. Trata-se de pequenos retângulos brunidos que possuem uma espécie de cabo, parecendo pequenas pás.

consulte Mais informação

Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, localizada na Ilha de Araçatuba, é um importante marco histórico e patrimônio nacional. Construída entre os anos 1742 e 1744, essa fortaleza foi idealizada pelo brigadeiro português José da Silva Paes com o objetivo de proteger a entrada da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina.

consulte Mais informação

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Bem-vindo ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação do Sul do Brasil! Com seus 90 mil hectares de extensão, o parque abrange uma área equivalente a aproximadamente 1% do território de Santa Catarina. Localizado nos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba, o parque é um tesouro da biodiversidade e patrimônio natural da região.

consulte Mais informação

Trilha e Cachoeira do Maciambú

Se você está em busca de uma aventura única e cercada de belezas naturais, a Trilha Cachoeiras do Maciambu Pequeno + Trilha de Caçadores é a opção perfeita para você! Localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, essa deslumbrante trilha oferece um cenário paradisíaco e uma conexão direta com a magia da natureza.

consulte Mais informação

Trilha e Cachoeira do Retiro

Localizada em uma propriedade particular, porém aberta à visitação, a Trilha para a Cachoeira do Retiro é um verdadeiro tesouro escondido no coração da natureza. Situada entre os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, essa cachoeira faz parte do conjunto de serras do Cambirela e do Tabuleiro, que formam o famoso Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

consulte Mais informação

Cachoeira do Jarrão

Se você está na região da grande Florianópolis e quer conhecer uma cachoeira deslumbrante, a cachoeira do Jarrão, no Morro do Cambirela, no Parque Estadual do Tabuleiro, é a escolha perfeita! Com uma vista incrível para o mar você pode avistar a Praia do Pontal, a Beira-Mar e o Morro da Cruz. A trilha de 2,5 km entre as pedras é repleta de piscinas naturais transparentes, levando você até o topo da cachoeira do Jarrão, onde há uma estrutura de concreto e a parte mais funda. O visual ao longo do Rio Cambirela, com várias cachoeiras e quedas, é simplesmente impressionante.

consulte Mais informação
Carregando