Governador Celso Ramos

Governador Celso Ramos

Distância do Aeroporto Florianópolis – 55 km
Distância de Florianópolis- 49 km
Distância do Aeroporto Navegantes – 93 km
Distância de Porto Alegre – 517 km
Distância de Curitiba – 262 km
Principais atrativos – praias, ilhas, trilhas.

Governador Celso Ramos: O Destino Paradisíaco de Santa Catarina

Descubra um verdadeiro tesouro em meio à exuberante natureza da península de Governador Celso Ramos. Com morros revestidos de vegetação nativa, pastos e costões, esta cidade litorânea encanta com praias intocadas e paisagens deslumbrantes. São 23 praias oficialmente reconhecidas, mas histórias contam que Governador Celso Ramos possui cerca de 50 praias de águas claras, rodeadas por uma exuberante vegetação. As tonalidades surpreendentes do mar nesse lugar precioso fazem com que seja considerado um município integrante da chamada “orla das esmeraldas”.

As comunidades que compõem a cidade são essencialmente de pescadores, e em pouco tempo você mergulhará no clima acolhedor e simples desses pequenos vilarejos, onde a pesca é a principal – se não a única – fonte de renda. Os homens estão sempre envolvidos com atividades do mar, como confeccionar tarrafas, descarregar peixes, camarões e moluscos dos barcos, além de limpar e encaixotar o pescado. Enquanto isso, as mulheres colaboram nas tarefas domésticas e nas cooperativas da comunidade. Essa parceria faz de Governador Celso Ramos a maior produtora de mariscos cultivados em Santa Catarina.

O turismo em Governador Celso Ramos é formado principalmente por famílias e jovens em busca de belas paisagens e ondas perfeitas. Aqui, você não encontrará a agitação típica de cidades com infraestrutura turística, o que torna a cidade ainda mais atraente. Viva o ritmo tranquilo e os costumes dos locais, desbravando novos e belos cenários, sempre respeitando o patrimônio histórico e natural da cidade e desfrutando de águas cristalinas e de uma paz infinita. Governador Celso Ramos é abençoado com a presença de duas áreas de proteção ambiental: Anhatomirim e Baleia Franca.

Com 250 anos de história, a vila de pescadores foi sede do maior e mais importante núcleo baleeiro de Santa Catarina. A praia da Armação da Piedade era o ponto de partida de escravos e arpoadoras que se aventuravam em embarcações precárias, com a missão incerta de capturar baleias-francas. Hoje, esses cetáceos se reproduzem e amamentam seus filhotes nas águas catarinenses, protegidas por leis ambientais.

Além disso, a região faz parte da reserva biológica Marinha do Arvoredo, um santuário de espécies raras da flora e fauna, o que faz dela um dos melhores locais para mergulho no país. Não é por acaso que as praias de Governador Celso Ramos são frequentadas por celebridades de várias partes do mundo. Muitas mansões com acesso exclusivo a praias particulares pertencem a personalidades conhecidas do show business e se tornam atrações quando se trata de escolher roteiros para passeios de barco.

Os grandes hotéis e pousadas geralmente estão localizados na parte central do município, unindo a tranquilidade dos balneários com as atividades de aventura oferecidas pelo turismo rural. Cavalgadas, trilhas ecológicas, rafting, arvorismo, rapel e tirolesa são apenas algumas das opções para aqueles que desejam explorar além dos famosos passeios de escuna.

Preparado para embarcar nessa experiência incrível? Recomendamos que você possua ou alugue um carro para desbravar quase todas as praias, que são relativamente próximas. Caso não seja possível, existem itinerários de ônibus que partem da capital com frequência. Esteja preparado para acessar praias exclusivas para pedestres, geralmente através de trilhas. Porém, fique tranquilo, pois a maioria dos trajetos é de fácil acesso, com no máximo 20 minutos de caminhada, sem grandes obstáculos. Não se esqueça de levar um par de tênis, um bom protetor solar e muito repelente de mosquitos!

Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim

Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim

Localizada na Ilha de Anhatomirim, no município de Governador Celso Ramos, a Fortaleza de Santa Cruz é uma magnífica construção que remonta ao século XVIII. Projetada e construída pelo Brigadeiro José da Silva Paes, essa fortaleza desempenhou um papel estratégico na defesa da Ilha de Santa Catarina contra invasões estrangeiras.