Caminho dos Príncipes

Região colonizada principalmente por alemães, mas também por italianos, poloneses, franceses, suíços e noruegueses, o Caminho dos Príncipes conserva em sua arquitetura e hospitalidade os traços trazidos pelos imigrantes europeus. Diversidade ecológica, natureza rica e conservada, pólos industriais, ferrovia, tudo isso se encontra no Caminho dos Príncipes.

Joinville é não só a maior cidade da região, mas do estado. Conhecida como Cidade dos Príncipes e das Flores, é o maior pólo industrial e exportador catarinense. O Festival de Dança de Joinville foi reconhecido pelo Guinness Book como o maior festival de dança do mundo. Capital brasileira da dança, Joinville é a única cidade do mundo a sediar uma filial do Teatro Ballet Bolshoi de Moscou fora da Rússia, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Jaraguá do Sul, localizada no Vale do Itapocu, oferece ótimas condições para a prática de esportes de aventura, especialmente o vôo livre. O Parque Malwee, em uma área de 2,5 milhões de metros quadrados e 1,5 milhão de metros quadrados de área verde, possui matas ciliares e restinga preservadas e uma parte reflorestada com árvores exóticas.

Rio Negrinho é famosa pelo passeio no trem a vapor, que percorre 45 km de descida na Serra do Mar, passando por túneis, pontes e rios. São Bento do Sul preserva com afinco as tradições dos colonizadores, homenageadas no mês de outubro com a Musikfest.

Principais municípios: Joinville, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Mafra e Canoinhas.

Joinville

A maior cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 600 mil habitantes, reúne características distintas e encantadoras. É um moderno centro urbano e pólo industrial que ainda conserva traços de sua colonização européia, com jardins floridos e casas em estilo enxaimel. Hoje em dia, quem visita a cidade tem à sua disposição atividades que vão do turismo rural ao industrial, passando por um patrimônio cultural e uma gastronomia de dar água na boca.

Piraí

Piraí

Localizada a dez quilômetros do centro de Joinville, está a beleza do turismo rural na Estrada Piraí. Nesse pitoresco refúgio natural, pode-se encontrar uma variedade de produtos feitos pelas pessoas da região, que vão desde pães, bolachas, geléias, queijos até bolos e artesanatos. Além disso, a região oferece diversas opções de lazer, como parques aquáticos, rios e cachoeiras, que celebram a harmonia entre o homem e a natureza.

ler mais

Jaraguá do Sul

Situada no Vale do Itapocu, Norte de Santa Catarina, a cidade de Jaraguá do Sul é cercada de montanhas da cadeia da Serra do Mar e cortada por três rios de médio porte e seus afluentes. Essa exuberância natural está fazendo com que o ecoturismo seja uma das promessas da cidade. A maior prova são os praticantes de Vôo Livre, que constantemente visitam a cidade em busca da rampa no Morro Boa Vista.

Schützenfest

Schützenfest

Realizada desde 1989, a Schützenfest é um evento tradicional que faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. A festa reúne as várias Sociedades de Atiradores do Vale do Itapocu no Parque Municipal de Eventos, onde competições de tiro são o destaque. Além disso, a Schützenfest também oferece gastronomia típica germânica, shows e danças para encantar os visitantes.

ler mais